Nossa Dieta Para um Pug

fish

Amigos, aí vai a porção diária da nossa dieta para uma fêmea e para um macho de pug. Essa é a quantidade mínima que damos aqui em casa, e aumentamos de acordo com cada pug, sendo ele mais ativo ou mais jovem. É só ir observando o peso, e aumentando se necessário.

Para cães de outras raças, pode-se fazer uma adaptação de acordo com o peso, por exemplo dobrando-se a mistura. Mas é importante manter-se a mesma proporção entre os alimentos. Como base para cálculo, as nossas fêmeas de pug pesam de 8 a 9 kg e os machos de 10 a 11 kg.

A porção diária é dividida em duas refeições. Em nossa experiência, assim o aproveitamento foi muito melhor, e os cães ficaram ainda mais bonitos.

Para fornecer o cálcio da dieta, substituímos o pescoço de frango pelo peixe fresco, porque alguns pugs engasgavam com o pescoço, além do beneficio do ômega 3 e ômega 6.

Lembramos que não temos experiência com o uso da dieta em filhotes, simplesmente pelo fato de não termos mais filhotes em nossa casa. Se fôssemos alimentar um filhote, nós a usaríamos, aumentando a proporção de proteína (carne) e de cálcio (peixe) na mistura.

Para limpeza dos dentes usamos palitos de couro de boi todas as noites.

Não há necessidade de ir adaptando o cão aos poucos para passar da ração para a comida caseira. Para o inverso, é preciso uma adaptação muito lenta.

Essa dieta foi montada a partir dos preceitos da medicina chinesa em combinação com outras dietas que defendem o uso de comidas cruas. Alguns alimentos são oferecidos cozidos e outros crus. Ela está em uso há 1 ano, com muito sucesso em nossos 20 pugs. Mas com certeza, qualquer dieta caseira bem balanceada será melhor do que a melhor ração para o seu cão. Baseados nos casos clínicos e nas curas que obtivemos com o uso da dieta caseira, foi melhor termos trabalho e investimento com a saúde dos nossos pugs do que com a doença deles.

CONGELAMENTO: Se desejarem, podem congelar a mistura pronta em porções para cada dia, fica mais prático. O ALHO, o AZEITE e o LEVEDO DE CERVEJA não devem se congelados, e sim adicionados à mistura no dia de consumi-la.

QUANTIDADE DIÁRIA PARA UMA FÊMEA DE PUG:
TOTAL 180 gr (ou 1 XÍCARA DE CHÁ) DIVIDIDOS EM 2 REFEIÇÕES

CARNE MOÍDA CRUA – 40 gr

BATATA DOCE (OU INGLESA) COZIDA COM CASCA E AMASSADA- 50 gr

ARROZ BRANCO COZIDO COMO PAPA – 50 gr

PEIXE CRU BATIDO NO MIXER COM A CABEÇA – 20 gr
(SUBSTITUIR PELO FÍGADO DE BOI OU DE FRANGO 2 VEZES NA SEMANA)

VEGETAIS VARIADOS E BEM COZIDOS COM A CASCA, E BATIDOS NO MIXER – 20 gr

1 FATIA DE ALHO AMASSADO
1 COLHER DE CAFÉ DE AZEITE EXTRAVIRGEM
MEIA COLHER DE CAFÉ DE LEVEDO DE CERVEJA EM PÓ

QUANTIDADE DIÁRIA PARA UM MACHO DE PUG:
TOTAL: 270 gr (ou 1 XICARA DE CHÁ E MEIA) DIVIDIDOS EM 2 REFEIÇÕES

CARNE MOÍDA CRUA – 60 gr

BATATA DOCE (OU INGLESA) COZIDA COM CASCA E AMASSADA – 75 gr

ARROZ BRANCO COZIDO COMO PAPA – 75 gr

PEIXE CRU BATIDO NO MIXER COM A CABEÇA – 30 gr
(SUBSTITUIR PELO FÍGADO DE BOI OU DE FRANGO 2 VEZES NA SEMANA)

VEGETAIS VARIADOS E BEM COZIDOS COM A CASCA E BATIDOS NO MIXER – 30 gr

1 FATIA DE ALHO AMASSADO
1 COLHER DE CAFÉ DE AZEITE EXTRAVIRGEM
MEIA COLHER DE CAFÉ DE LEVEDO DE CERVEJA EM PÓ

BON APPETIT !